Maggots Motherfuckers ↓

Translate/Tradutor

Visualizações do blog:

7 de jan. de 2012

Scissors: uma música foda, insana e cheia de mistérios

Scissors, uma canção escrita inteiramente por Joey Jordison durante o Self-Titled, porém como ultimamente estou ouvindo-a com bastante frequência, resolvi dar uma pesquisada na música já que é antiga e pouco conhecida entre os Maggots, sendo considerada de certa forma, até uma raridade, então vamos lá, pois há muito para se falar.

Todo Maggot de verdade, sabe que Scissors é uma canção com uma letra extremamente complexa e de dificil entendimento, porém com um pequeno esforço descobri que trata-se de alguém que se auto-mutilava e que consomia drogas, que está muito perto do suícidio. Descreve o estado dessa pessoa, acho que fala do fascínio que ele tem sobre isso, mas a recusa ao mesmo tempo porque tudo aquilo não lhe está a levar a lugar nenhum e é como se ele também estivesse à espera que algo acontecesse. Talvez ele estivesse à espera da morte ou de ter coragem para se matar. Fala da dependência do Joey por alguma coisa, algo que ele odeia e ama ao mesmo tempo. Por ser muito pessoal penso que ele quando a escreveu, escreveu-a a pensar em alguém porque parece que a letra é dedicada a alguém, talvez alguém que o queria salvar do estado em que ele está, o que com certeza torna Scissors, uma das músicas e letras mais cheias de sentimento de todo o albúm, especialmente no final da música quando o Corey se deixa levar por uma insanidade total. Acho que é uma das letras mais difíceis de explicar porque é muito pessoal e é toda dita com meias palavras e expressões muito psicológicas, então realmente precisa-se ter cabeça pra conseguir entender o sentido da canção.

Porém, se a mesma foi baseada na dependência do #1 por alguma coisa, que coisa seria essa? E se a música fosse mesmo uma dedicatória a uma pessoa, qual seria essa pessoa? Caralho, eu quebro os miolos pensando nisso mas não chego a nenhuma conclusão plausível e aceitável. Seria um trauma amoroso do Pequeno Notável? Não tenho muita certeza do que colocar como resposta, então por favor, me ajudem. Mas em um ponto, acho que todos nós concordamos: Scissors é uma música foda, porém cheia de mistérios aos quais, ainda ficarão enterrados por muito tempo, isso se um dia forem desvendados pelos próprios membros do Slipknot. Não acham?

Agora com as questões desconhecidas dessa canção expostas, gostaria de falar um pouco sobre a música em si, a letra, avaliando o conjunto todo. Cara, sabem porque eu considero Scissors uma raridade? Em 1º lugar, pois é uma música antiga e pouco conhecida do Slip, em 2º lugar pois foi gravada na melhor época da banda, quando a insanidade transbordava, não que não transborde hoje, mas não é a mesma coisa... algo ficou para trás, naquela época. Porém, naquele tempo, a loucura e os atos insanos dos caras do Knot na música, andaram lado a lado com a habilidade dos caras, além lógico da voz demoníaca do Corey, que realmente ficou foda, foda, mas muito foda mesmo! Foda pra caralho após os 6:37, quando a insanidade prevalece na música, com as bases de guitarra de Jim e Mick ao fundo, Joey praticamente que solando na batera com seus pedais, tambores e pratos, eis quando surge a voz do #8 do Slip cantando enloquecida e guturalmente, tornando tudo um caos... foi muita loucura num momento só, quando a banda estava no seu auge, seu melhor momento. Particularmente, eu considero Scissors uma das músicas onde a voz do Corey mais me agrada, sendo um dos singles mais caóticos existentes do Slipknot, com certeza. O insano esteve presente, tudo perfeito! A voz, a bateria, a guitarra, os samplers, o baixo, a delicadeza e agressidade em certos instantes da canção, a complexidade da letra e a doença da mesma, a forma como eles descreveram a situação e encontraram uma solução, colocando a morte como um desejo.

Antes do "building my time until the time is right", quando o Joey dá aquela paradinha foda e repentina com os pratos, deixando apenas o Corey presente, é nesse momento que a música sai de controle, e a coisa fica incrivelmente foda, todo mundo fica simplesmente louco, como eu nunca vi em nenhuma outra banda ou música do Knot... não tenho lembranças de ter visto canções tão caóticas em nenhum lugar, em nenhum outro grupo musical, nem mesmo o Slipknot. Uma canção incomparável e fora dos padrões, digo isso com toda certeza. Mas já que estamos falandod e insanidade, vale lembrar do "No time" repetido por Corey 12 vezes ao fim de Scissors, no qual ele ficou com um timbre que me agradou totalmente, realmente pareçe que ele está sofrendo e lutando pra cantar, dando sua alma, sacrificando sua vida para terminar a canção e dar o melhor de si, de ir até o fim, custe o que custar, doa o que doer, ficou muito bom... algumas vezes dessa repetição (No time) começam com uma voz suave, mas que muda de timbre e passa para um tom mais alto, deixando uma voz levemente mais densa mas sem utilizar o gutural, ficou simplesmente perfeito. Uma luta contra si mesmo.

Também vale ressaltar, que nessa música os sampler e dj, Craig Jones e Sid Wilson, respectivamente tiveram longos e importantes papéis, que puderam ser percebidos com facilidade, ficando realmente bem expostos na música, especialmente no começo. Mas enfim, finalizando a postagem, Scissors para mim é a música mais insana e fora de controle já criada na história do Slipknot, em matéria de insanidade pra mim ela fica com a medalha de ouro... nessa canção não dá para negar que CADA UM dos membros do Slip deu o MELHOR DE SI,  literalmente travando batalhas consigo mesmos, enfrentando seus medos de forma interna, enquanto rompiam os limites da sanidade humana e eu agradeço por esse esforço, de coração. Ficou foda demais, pra caralho! Entrou para a história da banda! Com certeza uma das músicas, onde cada membro se destacou de forma sem igual. Memorável! Realmente memorável!

O post ficou ótimo, portanto comentem. stay motherfuckeeeeers!

6 comentários:

  1. "Scissors é uma música foda, porém cheia de mistérios aos quais, ainda ficarão enterrados por muito tempo(...)"
    Nesse trecho você ja disse absolutamente tudo
    "Biding my time until the time is right" quando essa parte chega, realmente é incrivel, insano, não a palavras exatas pra descrever isso, as vezes fico repitindo a musica apenas para ouvir essa parte...
    Craig jones em uma de suas raras musicas em que tem um pouco de destaque \o/
    Post grande porem necessario para explicar essa musica inexplicavel e misteriosa...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Dessa, essa minha frase realmente ficou bem explciativa, mas é verdade... o Craig teve um certo destaque nessa música, com certeza.

    ResponderExcluir
  3. Heey William como você está?

    Estamos aqui pedindo a solicitação de uma parceria de Banner's.

    Agradecemos e aguardamos respostas!

    Stay(SIC)BR.

    ResponderExcluir
  4. HAHAHAHA Gostei. Mas em relação a significados de músicas, acho isso mais complexo, ah sei lá. Acho que isso é o legal dá música, vc dar o seu própio significado a ela, pois querendo ou não, o compositor fez a música por alguma coisa alguma inspiração intende, então acho impossível a pessoa sempre saber o significado de alguma música. é... é oque eu acho. Mas não estou reclamando do post, muito pelo contrário, achei ele otimo, só dei minha opinião sobre isso :D

    ResponderExcluir
  5. Sim,at hoje não consigo desvendar a letra dessa musica, at voce dizer

    ResponderExcluir
  6. Escuto essa música todo dia

    ResponderExcluir

Digite o seu comentário sobre a postagem acima e em seguida clique em "Publicar". #Palavrões são liberados.