Maggots Motherfuckers ↓

Translate/Tradutor

Visualizações do blog:

Biografia

Slipknot é uma banda de metal norte-americana formada em Des Moines, Iowa. É constituída por nove membros, sendo eles atualmente Sid Wilson, Joey Jordison, Donnie Steele, Chris Fehn, James Root, Craig Jones, Shawn Crahan, Mick Thomson e Corey Taylor. O alinhamento da banda manteve-se inalterado desde 1999 até 2010. Cada membro usa uma máscara distinta.


A banda foi formada em 1995 e sofreram várias mudanças de alinhamento após o lançamento do disco independente Mate. Feed. Kill. Repeat. em 1996. O seu álbum de estréia foi lançado em 1999 tendo sido sucedido por Iowa em 2001 e Vol. 3: (The Subliminal Verses) em 2004. A 25 de agosto de 2008, a banda lançou o seu quarto álbum de estúdio, All Hope Is Gone, que se estreou em 1º lugar na tabela norte-americana Billboard 200. A banda lançou também quatro DVDs incluindo Disasterpieces em 2002, que foi certificado com quádrupla platina nos Estados Unidos. O seu DVD mais recente é o (sic)nesses que foi lançando nos cinemas americanos no dia 26/08/2010 mas indo para as lojas apenas no dia seguinte. Os integrantes da banda falam que esse DVD foi em homenagem ao Paul Gray, já que foi um dos seus últimos shows. O (sic)nesses foi gravado em 2009 no Download Festival e atingiu aproximadamente 80 mil espectadores.


Em 24 de maio de 2010, a banda perdeu seu baixista Paul Gray. Paul foi encontrado morto em um quarto de hotel por overdose de morfina. A banda pronunciou-se no dia 25 de maio, um dia após sua morte, estavam lá presentes todos os membros da banda, além de Brenna (a mulher de Paul) e Tony Gray, irmão de Paul. O estilo da banda já foi descrito como heavy metal, nu metal, metal alternativo, thrash metal, crossover thrash, hardcore punk e rap metal.




PRIMEIROS ANOS (1991/1998):

O "núcleo" da banda formou-se em 1995, após Shawn Crahan, Anders Colsefini, Paul Gray e Patrick Neuwirth formarem a Painface, que posteriormente evoluíria para o Slipknot. Em Setembro de 1995, Shawn Crahan era o baterista da PF (Painface), Paul era o baixista, Anders havia assumido os vocais e Donnie Steele ficou sendo o guitarrista, porém após o 1º show da banda em 4 de Dezembro de 1995, a formação da banda começou a se modificar com Joey Jordison assumindo a bateria e passando Shawn para a percussão. Após essa primeira modificação, Josh Brainard sai da Painface dando lugar à Jim Root que acaba substítuindo-o como guitarrista. Além disso, Joey sugere mudar o nome da banda para "Slipknot", os membros concordam esse fica sendo o nome definitivo. Aos poucos o grupo que conheçemos hoje, começa a modelar-se conforme as decisões vão sendo tomadas internamente pela banda.

Com o "cérebro" do Slipknot  que conheçemos hoje quase formado, a banda começa a definir sua imagem, usando roupas grotescas como os clássicos macacões industriais e as máscaras, que são marca registrada do grupo e por isso, Donnie Steele resolve seguir suas crenças cristãs e deixar à banda, já que a mesma estava tomando um caminho obscuro. Com a saída de Donnie, entra Craig Jones que assume o sampler e teclado. Mick Thomson transfere-se para a guitarra.  Em 4 de abril, o Slipknot tocou sua primeira execução pública no Des Moines reggae clube the Safari, onde tocou a maior parte dos seus primeiros shows. No Halloween de 1996 sai o demo Mate.Feed.Kill.Repeat., porém após tal lançamento, o grupo viu a necessidade de ter um vocalista com uma voz agressiva e ao mesmo tempo melódica e é aí que entra o atual vocalista, Corey Taylor. Com a entrada dele, Anders é transferido para a percussão e vocal de apoio. Com o seu novo vocalista, a banda continua a fazer shows no Safari, porém em uma de tais apresentações, Colsefini surpreende a todos anunciando no palco sua saída do Slipknot. No final de 1997, a banda foi atribuíndo números individuais para cada membro, respectivamente, e começou a usar uniforme macacão.  No início de 1998, a banda criou um pequeno demo, que incluía Spit It Out. O Slipknot Demo foi enviado para muitas gravadoras e, juntamente com uma crescente popularidade na internet, o interesse cresceu a partir de gravadoras e eventualmente produtor Ross Robinson foi contatado. A banda, que tinha um forte interesse em trabalhar com Robinson, reuniu-se com ele e ele foi então decidido que iriam trabalhar em conjunto. Logo após, o dj Sid Wilson foi levado para a banda impressionando a todos com seu talento o que ocasionou sua entrada para o grupo como dj. Com a aquisição de Ross Robinson, os juros a banda cresceu e começou a chegar ofertas de gravadoras. Em 6 de julho de 1998 Welts foi convidado a deixar a banda se tornar o primeiro (e único) membro da banda a ser despedido, em última análise, a partir da banda. Chris Fehn substituiu Welts e em 8 de julho eles assinaram com a Roadrunner Records.



ÁLBUM DE ESTRÉIA E SUCESSO COMERCIAL (1998\2001):

No final de 1998, o Slipknot voltou ao estúdio de gravação para trabalhar em seu álbum de estréia. No início de 1999, o guitarrista Brainard decidiu deixar a banda devido a motivos pessoais. Sua substituição foi James Root deixando a banda com a formação inalterada até 2010, quando Paul Gray morreu. Com a concluída no início de 1999, com Me Inside e Purity, a banda participou do Ozzfest, que começou em março. Em 29 de junho de 1999, a banda liberou seu álbum Slipknot, também conhecido como Self-Titled. No mesmo ano, Slipknot liberou seu primeiro vídeo doméstico Welcome to Our Neighborhood (que mais tarde foi lançado em DVD em 2003). No início de 2000, Slipknot foi certificado a platina. Em Julho de 2001, o álbum foi nomeado como um dos "50 Álbuns mais pesados de todos os tempos".



IOWA E PROJETOS PARALELOS (2001\2003):

Após o sucesso de sua estréia, o Slipknot decidi entrar em estúdio novamente para um segundo álbum.  Eles voltaram para o estúdio no início de 2001 para trabalhar em um novo álbum. Iowa, o segundo álbum da banda com a Roadrunner Records, foi lançado em 28 de agosto de 2001. Também foi um sucesso comercial, atingindo um máximo de número três na Billboard, e em número um no Reino Unido como álbum gráfico. Em meados de 2001, a banda mais uma vez com a turnê Ozzfest. No mesmo ano, o Knot liberou seu segundo visual de produção com o lançamento do seu DVD Disasterpieces. 2002 também viu a primeira séria de projetos musicais dos membros do Slipknot de fora da banda. O vocalista Corey Taylor e o guitarrista James Root retornaram a banda Stone Sour com o lançamento do seu álbum Stone Sour. O baterista Joey Jordison também tinha o seu próprio projeto, em que ele assumiu o papel de guitarrista no Murderdolls. Logo depois, a banda deu um tempo para trabalhar em um terceiro álbum no final de 2002, mas as coisas não saíram como o planejado. A banda estava com problemas e neste momento, houveram rumores sobre a banda ter acabado e sem possibilidade de um terceiro álbum. Em meados de 2003, Shawn Crahan tinha um novo projeto, para a surpresa de muitos.



VOL 3: THE SUBLIMINAL VERSES E 9.0:LIVE:

No final de 2003, o Slipknot começou a gravar e escrever com Rick Rubin, porém pela situação financeira da banda, a Roadrunner Records anunciou que deixaria o grupo, contudo, o Knot conseguiu lidar com a gravadora Nuclear Blast Records, para os lançamentos necessários. A banda liberou seu terceiro álbum, o Vol 3: The Subliminal Verses em  24 de Maio de 2004, que ficou em 2º lugar na Billabord 200. O título do álbum indica que este é o seu terceiro álbum, os membros posteriores mencionaram que eles não consideram Mate. Feed. Kill. Repeat como um álbum que reflete a banda. Em 2004, o grupo excursionou no Ozzfest pela terceira vez, do mesmo ano, eles fizeram sua primeira aparição no Download Festival. Em 2005, o Slipknot fez vários shows sem a presença de Shawn Crahan, que estava apoiando a sua esposa durante uma doença, incluindo o seu regresso ao Download Festival.

Pouco tempo depois, Slipknot lançou seu segundo álbum ao vivo, o 9.0: Live que incluía gravações de shows em Phoenix, Las Vegas, Osaka, Cingapura e Tóquio. O álbum foi lançado em 1 de novembro de 2005 e foi indicado na Billboard 200 no lugar de número 17. Em 2006, a banda ganhou seu primeiro Grammy como Melhor Performance de Metal com a canção Before I Forget. Mais tarde, o Slipknot liberou também o seu terceiro DVD, Voliminal: Inside the Nine.

Em 2006, Root e Taylor, mais uma vez, retornaram ao Stone Sour produzindo seu segundo álbum Come What (ever) May. Joey Jordison tocou bateria para várias bandas ao mesmo tempo em turnê, incluindo; Ministry e Korn. No final do ano, Shawn Crahan revelou um novo projeto paralelo, a banda Dirty Little Rabbits, onde Shawn toca bateria.



ALL HOPE IS GONE E TURNÊ (2008\2009):

Depois de algum tempo, o Slipknot voltou à ativa e lançou o tão esperando álbum All Hope Is Gone que foi liberado em todo o mundo em 20 de Agosto de 2008.  É o primeiro álbum do Slipknot a ficar no lugar de número 1 na Billboard 200.

Para este lançamento a banda se manifestou por ter interesse para tornar o quarto álbum o mais pesado de todos, no entanto, eles também queriam deixar os seus mais experimentos na gravação, e pretendiam incluir mais violões e vocais melódicos, a introdução de pratos na percussão foi adicionada. Juntamente com o álbum, a banda estreou e "evoluiu" as máscaras e uniformes, o que corresponde ao estilo do álbum. O Slipknot fez sua performance pela primeira vez no Mayhem Festival em Julho e Agosto de 2008. A banda estava agendada para tocar no Reading e Leeds Festival em Agosto de 2008, mas foram obrigados a cancelar após o baterista Joey Jordison quebrar seu tornozelo.

O grupo também fez shows na Austrália, Japão, Europa e Reino Unido nos últimos meses daquele mesmo ano, As datas de show no Reino Unido foram anunciadas em 20 de Agosto, e no início de Dezembro a turnê do All Hope Is Gone. Depois da turnê, o Slipknot retornou no Sonisphere Festival, que foi o 1º show sem Paul Gray, após isso a banda fez inúmeros shows pela Europa, até enfim, sua tão aguardada apresentação no Rock In Rio, que ocorreu em 25 de Setembro de 2011.




INFLUÊNCIAS E ESTILO:

A banda tem afirmado que suas principais influências incluem Led Zeppelin, Black Sabbath, Slayer, Judas Priest, Korn, AC/DC, Kiss e Beastie Boys. Death metal, black metal e heavy metal têm sido mencionados como uma das principais influências da banda sobre a direção musical juntamente com new metal, como é a categoria da banda geralmente apresenta esse gênero. Eles podem ser comparados com grupos como Pantera, Machine Head, Biohazard, Life of Agony, e Prong, também são conhecidos por serem caóticos e energéticos nos shows ao vivo.  As letras geralmente seguem uma tom muito agressivo e apresentam temas como a escuridão, niilismo, raiva, desinteresse, ódio, misantropia, nocauteo e psicose.  Houveram controvérsias em torno das letras do Slipknot, incluindo um caso em que um par de jovens assassinos culpou a letra da canção Disasterpiece como um crime vicioso, um caso em 2006, em que letra da canção Surfacing foram encontrados no local de uma sepultura. No ano de 2008 um jovem de 18 anos assasinou um colega de classe na África do sul. O homicida empunhava uma espada e tinha uma máscara parecida com a de Joey Jordison, baterista do Slipknot, contaram às autoridades.