Maggots Motherfuckers ↓

Translate/Tradutor

Visualizações do blog:

29 de dez. de 2011

Dicas de final de ano: como ter um blog de sucesso!

Papai Noel já passou e não deixou nenhum presente para vocês Maggots, porém, eu que sou dono do 'Domínio Maggot' tenho algumas dicas valiosas para vocês que querem ter um blog/site de sucesso, mas não sabem como ou por onde começar, assim como eu, inicialmente, então lá vão elas:

Primeiro de tudo: planejamento, muito planejamento. Antes de qualquer coisa, deve-se ter uma idéia do que você quer fazer, de que assunto quer ter como base em seu blog, o tema deve ser a 1ª coisa a ser definida, pois é o mais importante e o que realmente vai direcionar o seu website para uma direção determinada por você. Um conselho: escolham temas amplos, vou explicar. Por exemplo, se eu fosse falar apenas sobre Slipknot, ficaria uma coisa chata e massante, pois seria apenas sobre um mesmo assunto, e em pouco tempo eu ficaria sem assunto, sem nada para postar, o que seria fatal para o blog, já que o levaria à falência. Então, decidi falar sobre música, que é um tema amplo, com bastante variedade para se postar, depois direcionando-o para o rock e metal. Após a escolha do tema, vem uma parte um tanto complicada que é a escolha do nome para o seu blog, que particularmente falando deve ter um nome interessante, chamativo, mas que jamais seja idiota se você deseja falar sobre algo sério, como música por exemplo. O nome vai ser a identificação do seu website, e com um nome imbecil, o seu blog vai pareçer de cara muito imbecil, mesmo que ainda não tenha sido visitado por ninguém. O nome é a frente, o principal depois do tema. Nessa área deve-se ter um pouco de criatividade e pensar muito, nunca, jamais, crie um blog sem um nome fixo, pois se você trocá-lo posteriormente passará ao visitante e leitor a sensação de incerteza, insegurança, o que não é uma das coisas mais bacanas a se transmitir, fica um tanto confuso.

Após a escolha do tema e nome do blog, enfim já pode-se iniciar o processo de construção do seu website, então depois de já ter criado, fica a cargo de vocês decidirem se irão customizar o blog primeiro, isto é, arrumar plano de fundo, header (imagem lá de cima), como vai organizar o seu website, ou se já irão diretamente começar a construção de postagens, porém, eu particularmente recomendo que se customize o blog primeiro, pois assim quando ele começar a ser visitado já estará pronto visualmente, o que deixa a pessoa que está visitando-o com uma melhor impressão, de que é bem organizado, bem atualizado, esse tipo de coisa. Logo após a escolha do tema, nome, customização e postagem do blog, o "núcleo" do seu website está pronto, agora já se pode começar o processo de "modelagem", onde é mais cuidar dos detalhes, como adicionar informações adicionais, fotos, apresentação de slides, aplicativos, enquetes, esse tipo de coisa, seja na barra lateral ou inferior do blog. Outra dica importante: sempre deixe a lista de seguidores na parte superior do blog, para que quem visite o mesmo (blog) pela 1ª vez, veja a quantidade de seguidores e que também possa seguir. Nesse caso, é preferencial de que se tenha um pequeno "manual" de como se seguir um blog, para que ela não tenha problemas, caso queira seguir o seu, é exatamente isso o que eu fiz no 'Domínio Maggot', como vocês podem ver. Em caso de ter intenção de parcerias ou interação com seus visitantes, deixem um endereço para contato como e-mail, por exemplo. Isto não é muito importante, mas é sempre bom ter. Outra coisa bem importante se ter-se no seu blog, são os famosos marcadores, que nada mais são "pastas" onde ficam várias postagens de um mesmo assunto, ajuda bastante na organização do seu blog, caso alguém procure alguma coisa específica no seu website. Evite deixar seu blog colorido demais, com cores pouco chamativas, nada de muito exagerado, evite fazer postagens pequenas ou com assuntos idiotas, isso prejudica a imagem do seu website, além disso, posts com conteúdo chamam a atenção e atraem comentários, o que tem papel importante na evolução da sua página na internet. Também procure evitar fazer muitas postagens uma atrás da outra, pois isso acaba deixando-as para trás no blog o que diminui a possibilidade de que alguém as comente. Faça enquetes com assuntos interessantes e verifique regularmente o número de votos, pois isso é uma forma de saber se as pessoas estão realmente votando, quantos mais votos, melhor... afinal ninguém vota em algo ruim, seria perda de tempo. Se alguém investe um tempo em algo, nem que seja 5 segundos para clicar e votar, é porque ela acha aquilo interessante e que vale a pena. Não use gírias, pois elas dificultam a leitura do visitante, além de ser uma coisa feia de ser ver, escrito tudo errado. Seguir as normas da ortografia e ter um bom português, com letras maiúsculas e minúsculas, sinais de pontuação, virgula, esse tipo de coisa é importante.

Outra dica imporante é colocar o aplicativo que registra o número de visitas, para que você possa ter uma espécie de controle sobre a frequência com que o visitam, quanto maior o número de visitas, melhor. Sinal de que você está indo bem. Agora vem uma das dicas mais importantes: sempre responda aos comentários, dê atenção à quem comenta, pois esse contato com o comentarista e uma resposta ao seu comentário é empolgante, o que motiva a pessoa a comentar de novo. Se ela comentar, e você responder, e ela ver a sua resposta, pode ter certeza de que ela comentará de novo, e com frequência. Inicialmente eu tinha a idéia de fazer um blog informativo, sobre o mundo do rock, esse tipo de coisa, com biografias e tudo o mais, porém conforme o tempo foi passando percebi que isso encontra-se em qualquer lugar, principalmente no Wikipedia, então porque alguém deixaria de procurar uma biografia por exemplo, num site grande como esse (Wikipedia) para procurar num blog relativamente pequeno (como ele era na época)? E foi nesse momento que me dei conta de que eu precisava fazer algo diferente, precisava colocar algo no 'Domínio Maggot' que não fosse encontrado em nenhum outro lugar e que ao mesmo tempo chamasse a atenção dos internautas, e foi então que eu tive a brilhante idéia de fazer postagens com minhas opiniões sobre determinados assuntos, como bandas e suas músicas (ou não), por exemplo, e a idéia deu certo, pois sempre que façoe sse tipo de postagem há um número significativo de comentários, aos quais eu procuro responder sempre. Foi brilhante e ao mesmo tempo digno, pois dessa forma há uma troca de informações, vocês ficam sabendo o que eu penso e porque, e ocorre o mesmo ao meu ponto de vista. Esse é um ponto inportante, a sua opinião, a sua idéia, a sua liberdade de expressão nas postagens sempre atrai a atenção de quem lê, porém é necessário ter sinceridade ao escrever, para que depois não se contradiza a si mesmo, mas além de dar certo é foi uma idéia muito bacana, pois eu particularmente curto saber o que o fulano ou o ciclano acham disso, daquilo e daquilo outro, é bem interessante pra mim.

Porém agora vem um momento bem importante e delicado, onde quem quer ter um website de sucesso deve ter o máximo de atenção e cuidado possível, pois antes de tudo o que foi dito aqui, antes do planejamento, da escolha do título e tudo isso, pense muito bem se você realmente vai dar continuidade ao seu blog, pois sem continuidade, os eu webstie com certeza irá falir. Se tiver certeza de que é isso que você quer, pense e veja se você vai ter vontade e dedicação para postar, idealizar, criar, organizar seu blog, além de responder aos comentários, é claro. Admito que é um tanto trabalhoso fazer um blog/site dar certo e fazer sucesso, mas com certeza vale a pena no final, quem alcançou o sucesso sabe exatamente do que estou falando. Mas para ter-se um website respeitado e reconhecido é preciso uma série de elementos básicos, porém importantes. Com vontade, dedicação, tempo, paciência, criatividade, você tem a receita perfeita para o sucesso. Espero ver blog de sucesso baseados nas minahs dicas, em breve... caso surja algum, me comunique, por favor. Ficarei orgulhoso em saber que ajudei, a própósito, espero que os meus conselhos ajudem alguém que sempre teve vontade de inciar uma página na internet, mas que não sabia como. Agora, com as ferramentas certas, é arregaçar as mangas e mãos à obra. stay!

E só para lembrar, essas são dicas minhas que ao meu ponto de vista tem grandes chançes de darem certo, porém não existem garantias. Todas as dicas, conselhos e recomendações aqui expressas são de iniciativa minha, não tendo nenhuma sido retirada de outro lugar, todas partidas exclusivamente de mim e de meu brilhante cérebro.

5 comentários:

  1. Vlw me acc no msn lah maggot STAY(SIC!)

    ResponderExcluir
  2. e pra vc acc mandei lah O.o
    STAY(SIC!)

    ResponderExcluir
  3. Pow Valeu Pelas Dicas To Começando AGora Com Essa Coisa De BloG e Vai Mim Ajudar Muito Valew.

    Meu BloG http://rockmetal7.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Digite o seu comentário sobre a postagem acima e em seguida clique em "Publicar". #Palavrões são liberados.